quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Portfólio do livro o caçador de pipas

Fatos Historicos

Em 1919 o Afeganistão volta a ter independência e em 1973 a república e proclamada por um golpe militar que implnata um governo com moldes socialistas e em 1979 o Afeganistão é ocupado pela união soviética e nos anos seguintes os soviéticos tomam controle das principais cidades e vias de comunicação, porem não tiveram resultado bom em tentar derrotar os rebeldes mujahidin nas montanhas.

Em 1998, o Talibã já havia conquistado 90% do Afeganistão, com o governo talibã os anos seguintes foram de grande tulmuto, O Irã ameaçou deslocar tropas em defesa da minoria xiita afegane. O governo indiano acusa o Taliban de apoiar os separatistas muçulmanos na Caxemira. E a Federação Russa denuncia o envolvimento do Afeganistão com os separatistas muçulmanos da Chechênia e do Daguestão. Os EUA, que armaram os guerrilheiros islâmicos durante a invasão soviética do Afeganistão (1979-1989), agora pressionam o Taliban para que extradite o milionário saudita Osama Bin Laden, responsabilizado por ataques terroristas a suas embaixadas na África.

Os atentados de 11 de setembro são atribuídos a Osama bin Laden, líder da Al Qaeda,protegido pelo Taliban.

Os Estados Unidos pedem ao Taliban sua extradição, que é recusada. Os EUA começaram a bombardear posições militares, caçando e prendendo terroristas no Afeganistão. O governo Bush afirmou que se tratava de combatentes ilegais, e que portanto eles não teriam direito ao tratamento de prisioneiros de guerra.A operação norte-americana no Afeganistão eliminou um grande numeros de membros da AL Qeada, porem o país não rec

uperou a paz, as províncias continuam dominadas pelos senhores da guerra, o Taliban reagrupa-se nas escolas islâmicas do outro lado da fronteira com o Paquistão e a administração local está longe de ser eficiente e honesta.

Mosaico


Entrevista

1)De uma maneira geral, qual sua opinião sobre o livro o caçador de pipas?

Elisabeth: A minha opinião sobre o livro é que apesar de não ter achado olivro tão legal e interessante, já que esse assunto não me interessa muito, a mensagem que o livro passa no final é muito boa e muito importante para percebermos tudo aquilo que temos e que nunca damos valor às coisas pequenas.

2) Após assistir Osama e ler o livro o caçador de pipas o que você pode concluir sobre o Afeganistão

Elisabeth: Posso concluir que o Afeganistão tem uma cultura que não valoriza as mulheres, que os conflitos enfrentados prejudicam a população não só fisicamente como mentalmente, pois, muitos tem de refugiar em países com uma cultura muito diferente e no livro Caçador de pipas, Amir cita essa dificuldade e saudade dele e do pai de comer pratos tipicos do Afeganistão.

3) O que você pode aprender sobre a cultura do Afeganistão sobre o comando talibã, ao assistir o filme Osama?

Elisabeth: Pude aprender que as mulheres não podem trabalhar e são objeto do homem: ele possui quantas mulheres ele quiser. Aprendi também que se uma família perde o homem da casa, a família automaticamente passa a viver na miséria já que só o homem pode trazer dinheiro para dentro de casa. Também que se você faz uma coisa errada é punido em frente a toda comunidade para servir de exemplo aos outros.

4) Quais foram as circunstancias apresentadas no livro o caçador de pipas que levou Amir e o pai dele a fugirem para os Estados Unidos?

Elisabeth: A circunstancia foi de que Cabul e em geral o Afeganistão foi invadido pela União Soviética e por isso, Amir e seu pai fugiram do conflito indo morar nos Eua.

5) No livro o próprio Amir diz que ele e o Hassan não são amigos,porem após vários anos separados, Amir volta a cabul apenas para resgatar o filho de Hassan, com esses fatos você os classificaria como amigos?

Elisabeth: Sim. Penso que no começo Amir tinha vergonha de ser amigo de Hassan, e como Hassan fazia tudo que Amir ficou cômodo para ele dizer a

Hassan que é amigo. Depois no final se tem uma imagem completamente de Amir, pois ele se arrepende e vai atrás de Hassan, que está morto, e para de alguma forma se redimir ele resgata o filho de Hassan.

6) Que lição de vida você pode nota no livro o caçador de pipas

Elisabeth:Pude aprender que todos os atos geram consequência, mesmo coisas que você não faz gera uma consequência e é com isso que Amir sofre. Depois quando ele volta para se desculpar com Hassan e descobre que o mesmo esta morto ele tenta de alguma forma recompensar e nisso eu aprendi que nunca é tarde para pedir desculpas e o quanto antes você o fizer melhor.

Elisabeth

Talibã

( tema histórico ao qual eu aprofundei os estudos )

Durante a invasão soviética do Afeganistão (1979-1989), o governo dos Estados Unidos, armou operações da CIA.Entre 1987 e 1989, os serviços secretos do Paquistão (ISI) e a CIA operavam juntas, armando as milícias talibãs, que combatiam as tropas soviéticas.

Os talibãs após vários grupos de resistência contra a ocupação soviética tomaram Cabul e estabelecem um governo marcado por lutas internas e guerras civis o Taliban surgiu como uma alternativa caracterizada pela predominância pashtun e o rigor religioso extremo, criando na população expectativas de que acabaria com o constante estado de guerra interno e os abusos dos senhores da guerra. Controlando 90% do Afeganistão por cinco anos, o regime talibã, que se chamava o "Emirado Islâmico do Afeganistão", ganhou o reconhecimento diplomático de apenas três países: Paquistão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Tinham como objetivo declarado impor a lei islâmica e alcançar um estado de paz.

Muitos membros do grupo Taliban cresceram em campos de refugiados no Paquistão e foram educados em madrassas, onde também aprenderam táticas de guerrilha e prepararam a tomada de Cabul.

Subiram ao poder depois de derrotar o presidente Burhanuddin Rabbani e seu chefe militar, Ahmad Shah Massoud, tendo a capital, Cabul, em 1996. Depois de ocupar a capital, assassinaram o ex-presidente comunista Mohammad Najibullah e seu irmão.

Depois de implementar um rigoroso regime islâmico e surpreender o mundo com algumas de suas ações mais extremas, procederam a destruição dos Budas de Bamiyan (Patrimônio da Humanidade), que depois de sobreviver quase intactos durante 1500 anos, foram destruídos com dinamite e disparos de tanques. Em março de 2001, os dois maiores Budas foram demolidos em alguns meses de bombardeio pesado.

A mídia informou que o Taliban deu refúgio a Osama bin Laden. Após o ataque terrorista às Torres Gêmeas em Nova York, as forças dos EUA argumentaram que, como o Afeganistão tendo decidido não entregar Bin Laden, o país seria atacado. Assim, derrubou-se o regime talibã e favoreu-se, com o apoio de outros países, a instalação do governo liderado por Hamid Karzai.

após a invasão do Iraque e da posterior estagnação do sucesso internacional das forças de ocupação no Iraque, o Taleban recuperou a força, obteve um certo nível de controle político e aceitação na região de fronteira com o Paquistão e iniciou uma insurgência contra os EUA e o governo afegão, constituído após as eleições gerais. Assim, utiliza-se dos mesmos métodos da resistência no Iraque, incluindo emboscadas e atentados suicidas contra as tropas ali estacionadas dos países europeus e dos Estados Unidos.

O Taliban tem se reagrupado desde 2004 e revivido como um movimento de insurgência forte,

regido Pashtuns locais, empreendendo uma guerra de guerrilha contra os governos do

Afeganistão, Paquistão e as tropas da OTAN, lideradas pela Força Internacional de Assistência

para Segurança


Texto

(texto comparativo do filme Osama e do livro O caçador de pipas)

O livro o caçador de pipas como o filme Osama retratam a infância no Afeganistão, em épocas próximas, no filme Osama mostra o Afeganistão no momento em que os talibãs estão no comando, e no livro um período pouco antes da invasão russa e durante o período que os russos permanecem e o período após que é quando os talibãs estão no poder.

O filme Osama fala sobre uma menina sem pai, irmão, ou qualquer ente masculino para poder sustentar a família, que é composta por ela, sua mãe e a avó, para conseguir sustento e “permissão” para sair de casa a menina se disfarçar de homem, com isso a confundem e a mandam para a “escola” onde lá descobre que ela é uma garota, ela é vendida dando um fim ao filme enquanto em o caçador de pipas a historia retrata a infância de Amir, onde Hassan seu criado e suposto melhor amigo faz tudo para agradá-lo, ate o dia em que Hassan e seu pai vão embora da casa de Amir, um tempo depois Amir se refugia com seu pai nos Estados Unidos devido a invasão soviética, e quando Amir, já um adulto ele volta para visitar um velho amigo de seu pai, e consequentemente seu também, Rahim Khan, que lhe avisa da morte de Hassan, e que lhe conta que eles eram irmãos, avisa também do filho órfão de Hassan, e com isso Amir vai atrás dessa criança, e a salva levando-a para os Estados Unidos .

Tanto o livro quanto o filme mostram como era a dura realidade para as crianças no Afeganistão após a invasão soviética e sobre a comando talibã, ambos são comoventes e mostram em especial a violência sofrida pelas crianças e o descaso que se tinha, fatos que fogem completamente da nossa percepção ocidental atual, nos chocando e abalando, fazendo-nos repensar a vida e a forma de vive-la.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

guerra de propaganda

no blog da ana
amomarcada.blogspot.com

terça-feira, 22 de junho de 2010

2º guerra mundial


mosaico:


A segunda guerra se iniciou por causa que a Alemanhã estava com raiva e queria vingança.


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Primeira Guerra Mundial


Video e relatórios no blog da stephanie: www.kikaekiki.blogspot.com

quinta-feira, 13 de maio de 2010



trabalho sobre a imigração:

convidada: Samatha Scholz


Porque você veio para o Brasil?

Simplificando, foi porque minha mãe é brasileira, e por mais que a gente morava no estados unidos, sempre tinha o risco de viajar e ela ser obrigado a voltar pro brasil, pelo fato de ela não ter um green card, só tinha visa que atualizava de vez em quando.

Como você se sentiu quando seus pais avisaram que você vinha para o Brasil?

Supresa, sem dúvida! Eu estava também me sentindo meio indignada também, porque eles me avisaram do nada, sem nenhum aviso de antecedência.

Como foi a viagem para o Brasil?

Não sei te dizer com certeza, porque faz tantos anos... mas sem dúvida deve ter parecido estranho porque chegei num país onde não entendia nada, só fui aprender português mais tarde. Além disso era bem parecido, tudo tropical -- igual a Florida. Só achei muito frio e chuvoso no início porque o primeiro lugar que escolhemos foi Florianópolis.

Quando você chegou aqui, foi bem aceita? Foi dificio fazer amigos ?

No iníco eu era muito tímida, ainda mais tímida por causa da nova língua. Então passei quase dois anos sem amigos, tirando a minha tutora/professora particular, que durante esses dois anos foram dois. Depois de aprender a língua e ir pro um colégio de verdade, nem precisei falar, o fato de eu ser estrangeira me fez ser mais do bem aceita na sala!

E além disso eu estava com muita saudade dos EUA, por ser mais familiar para mim.

Você prefere o Brasio ou os EUA?

É difícil dizer, todo país tem seus pros e contras. O Brasil é como minha casa, depois de 7 ou 8 anos e continuo adorando-o. Mas eu também gosto bastante dos EUA. Porém ao finalmente voltar a morar lá, vou sentir muita saudade do Brasil! Muito mesmo. Se tivesse que dizer qual, seria de acordo com o conforto. E como faz tantos anos que moro no Brasil e um muito tempo que não moro nos EUA, eu teria que dizer o Brasil. Mas mesmo assim eu quero voltar a morar nos EUA.

Porque você pretendo volta para os EUA?

Porque por mais que eu gosto daqui, EUA é onde nasci e ainda sinto vontade de voltar. Por exemplo, por mais que eu falo português bem e moro aqui por tantos anos, nunca vou parar de ser considerada estrangeira. Não que isso seja ruim, mas as vezes queria me sentir incluida igualmente com os outros. Pode ser idiotice, mas não é algo que posso dizer: É tal motivo. Não tenho como ser específico, só sei que tenho vontade de voltar.

Você recomendaria o Brasil para outras pessoas?

Claro! É um ótimo lugar. As pessoas são calorosas (?), gentis e amigáveis. O clima é boa em geral. E quem adora praia e música vai adorar, eu acho! E são pessoas felizes!



sábado, 24 de abril de 2010

Tragédia no Rio de Janeiro


Na semana passada ocorreu uma das maiores tempestades já registradas no estado do Rio de Janeiro, que causou 219 mortos, 161feridos, 11.562desabrigados, 10,3 milhões de moradores atingidos e 22 municípios afetados.

A população mais afetada foi a que morava nos morros, principalmente no Morro do Bumba - que anteriormente era utilizado como lixão, mas mesmo assim havia pessoas morando sem nenhuma estrutura naquele local -, pois houve deslizamentos que destruíram as moradias e causaram várias mortes.




O deslizamento, que ocasionou mortes, teve influência natural, pois a camada de terra nesse morro estava presa a rochas, porém com a sobrecarga de água naquele morro, a terra cedeu fazendo com que tudo viesse a baixo.

No entanto o governo tem sua culpa nessa história, pois sabendo que ali era uma área de risco, não fez nada para retirar a população daquele lugar, pelo contrário, ele investiu em creches, escolas, hospitais, etc., deixando a comunidade acomodada, e assim impossibilitou a retirada das pessoas da área de risco.E agora a situação esta bastante complicada pois muitas famílias moravam naquelas favelas e com a grande tragédia muitas pessoas estão desabrigadas e perderam entes queridos, isso tudo poderia ter sido evitado se não houvessem partidos que incentivam a criação de favelas em troca de votos.

O governo disse que não sabia que aquele local era uma área de risco, porem havia dois relatos técnicos encomendados pela própria prefeitura (ambos solenemente engavetados). Um deles falava do lixo presente no subsolo tornava o terreno altamente suscetível a deslizamento e o gás metano, proveniente da deterioração dos detritos poderia a qualquer momento provocar uma explosão.

Contudo a população não fez sua parte, no momento em que ocupou um lugar sem antes saber se era adequado ou não para moradia, deveriam ter chamado técnicos e especialistas para averiguar a situação do lugar onde se queria morar. Mas essa população não possui condições de pagar por tais serviços, nesse caso deveriam cobrar do governo seus direitos, contanto que cumpra seus deveres de cidadão e pague devidamente os impostos.

Para que a população saiba de seus direitos e lute por eles é importante que o governo exerça seu papel, fornecendo cultura, conhecimento e informação de forma que todos tenham acesso livremente. Dessa forma seria possível evitar que acidentes como esse viesse a ocorrer, e que governo e população saíssem satisfeitos e sem conflitos.




Feito por: Daisy Scholliers e Rafaela

quarta-feira, 7 de abril de 2010

transição da monarquia para república no Brasil



no dia 15 de novembro de 1889, o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república.

O crescimento da economia brasileira foi manifestado principalmente por:

* Construção das 1ªs ferrovias no pais
* instalaçãode industrias de bens de consumo
* aumento da população urbana


Durante a monarquia os escravos eram as maiores vítimas, eles trabalhavam muito sem nenhum benefício de saude ou de vida,não recebiam salário e sua condição de vida era muito escassa,eles apanhavam e sofriam sem poder reclamar.

Depois de muito tempo com o Brasil sendo Monarquia, muitas revoltas ocorreram,e o Brasil passou a ser república,com isso,muitas coisas mudaram:

*lei do ventre livre:os filhos das escravas ficariam com suas mães até os 8 anos
*lei aurea: foi quando a princesa Isabel aboliu a escravidão do Brasil
*lei dos sexagenários: os escravos com mais de 60 anos não precisavam trabalhar como escravos (poucos escravos chegavam a essa idade).


Quando se instalou a republica no Brasil os mais poderosos eram: traficantes, aristocratas e o governo europeu.



texto por: Daisy e Mariana

domingo, 28 de março de 2010

terça-feira, 23 de março de 2010

quinta-feira, 11 de março de 2010

Imperialismo





quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Imperialismo europeu na África:

A Zâmbia está localizada no centro da África subsahariana. Tem uma população de 9 milhões, que inclui 73 tribos, cada uma com a sua própria língua, cultura e tradição. No entanto, a Zâmbia é um dos países mais pacíficos na região.

A Zâmbia prosperou a seguir a independência da colonização britânica em 1964 (a lingual oficial é inglês), mas a sua prosperidade terminou em 1975 quando os preços baixos do cobre, a sua maior exportação, e os preços altos de petroleo, criaram uma situação econômica desastrosa. A Zâmbia é hoje um dos países mais endividados da África subsahariana, o que aumenta o número de agricultores que têm de ir para a cidade. Portanto é extremamente necessário fornecer educação e formação prática em áreas de conservação da terra, e em como garantir uma agricultura sustentável.
Hoje a Zâmbia está entre os países mais afetados pela epidemia do HIV/AIDS, e a expectativa média de vida é inferior a 40 anos de idade.
Nos anos 90 a expectativa de vida era um pouco melhor, de 50 anos de idade. As consequências da epidemia afetou todas as esferas da sociedade, deixando cerca de 700.000 crianças órfãs e um grande desfalque de professores. O número de professores tem diminuido muito devido a AIDS, e 70% das vagas em hospitais estão ocupadas por pacientes debilitados.

Paralelamente, a situação econômica está difícil, e a epidemia do HIV/AIDS reduziu o número de pessoas produtivas. A Zâmbia é um dos países que recebeu perdão total das suas dívidas no seguimento da reunião do G-8 em Julho de 2005, mas continuará a depender constantemente de ajuda internacional. A estratégia do governo para desenvolver a economia nacional é enfatizar a importância da educação e da formação de pequenos agricultores, desenvolver o turismo e continuar a desenvolver a indústria de cobre.
A tarefa de mobilização do país é enorme, e o instrutor de desenvolvimento pode dar uma importante contribuição para isso.

Níger

Presidente busca reeleição ilimitada e aumento de poder em votação hoje
Em região semidesértica, paupérrima e quase sem infraestrutura, o Níger entra hoje para o crescente grupo dos países cujos mandatários puseram em marcha referendos a fim de permitir a reeleição ilimitada.
Para isso, o presidente Mamadou Tandja, 71, passou por cima do Parlamento e do Tribunal Constitucional. Ambos se opuseram à votação e foram sumariamente dissolvidos.
Nas últimas semanas, milhares de pessoas tomaram as ruas da capital nigerina, Niamey, em manifestações contra o referendo e a abolição das instituições democráticas. Em 15 de julho, um ato terminou em confronto com a polícia.
Há temores de mais violência. A Frente para a Defesa da Democracia (FDD), grupo que uniu 20 ONGs e partidos de oposição, considera o presidente culpado de "alta traição" e promete fazer de tudo para bloquear a votação de hoje.
O risco de instabilidade preocupa não só vizinhos como a Nigéria, já ocupada com seus próprios conflitos internos, como parceiros comerciais como a França, ávida consumidora das reservas de urânio locais.
Os EUA exortaram norte-americanos a não viajar ao Níger por enquanto. "Cidadãos americanos devem estocar água, comida e artigos de necessidade básica devido a possíveis interrupções na distribuição de suprimentos e serviços", informou o governo em nota.
O referendo visa aprovar uma nova Constituição, que daria a Tandja mais três anos no poder -em período de transição-, eliminaria limites para reeleição e concentraria poder.
O Níger já foi alvo de três golpes de Estado desde a independência, conquistada da França em 1960, e opositores afirmam que Tandja está lentamente preparando o quarto.

Condenação externa
Os defensores do presidente afirmam que Tandja, eleito em 1999 e reeleito em 2004, merece continuar governando por ter trazido crescimento econômico ao país. Mesmo com crescimento do PIB esbarrando 5% ao ano, o Níger ocupava em 2008 a 174º posição no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, que avaliou 177 países.
A União Europeia (UE), a ONU e organismos africanos têm visto a situação com preocupação e tentam, com ameaças de sanções, evitar o referendo. A UE suspendeu parte da ajuda ao Níger.
Mas críticos temem que o comércio de urânio (do qual o país é o quarto produtor mundial) enfraqueça a condenação. Um terço do urânio usado para energia nuclear da França, por exemplo, é originado no Níger.
Tandja também tem acordos com a China no valor de mais de US$ 5 bilhões para a exploração de petróleo no país.
Apesar da tensão, um diplomata estrangeiro que falou à Folha em condição de anonimato afirmou que o clima nas ruas da capital nigerina é calmo. "Não há presença anormal de policiais nas ruas", disse, por telefone, de Niamey.
A expectativa geral é que o referendo será favorável ao presidente. Segundo o diplomata, os críticos têm sido incapazes de engajar a população. "A oposição já é conhecida do povo desde eleições passadas, e historicamente tem pouco poder de convencimento.



Essas duas reportagens ilustram o que aconteceu com alguns países que os europeus exploravam.


fonte:http://www.iicdmichigan.org

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

beneficio e malefícios
Antes da segunda revolução industrial as cidade não tinham tantas empresas e eram manos urbanizadas, após a segunda revolução as cidades começaram a crescer e a urbanização começou a aumentar, na cidades começara a ter mais oportunidades por causa das empresas.
Mas não só vieram beneficio como também malefícios, como a construções de fabricas, que causavam o desmatamento e a poluição do ar e de rios, isso causou um grande mal ao meio ambiente.


feito por:Daisy,Carolina e Juliana