quinta-feira, 13 de maio de 2010



trabalho sobre a imigração:

convidada: Samatha Scholz


Porque você veio para o Brasil?

Simplificando, foi porque minha mãe é brasileira, e por mais que a gente morava no estados unidos, sempre tinha o risco de viajar e ela ser obrigado a voltar pro brasil, pelo fato de ela não ter um green card, só tinha visa que atualizava de vez em quando.

Como você se sentiu quando seus pais avisaram que você vinha para o Brasil?

Supresa, sem dúvida! Eu estava também me sentindo meio indignada também, porque eles me avisaram do nada, sem nenhum aviso de antecedência.

Como foi a viagem para o Brasil?

Não sei te dizer com certeza, porque faz tantos anos... mas sem dúvida deve ter parecido estranho porque chegei num país onde não entendia nada, só fui aprender português mais tarde. Além disso era bem parecido, tudo tropical -- igual a Florida. Só achei muito frio e chuvoso no início porque o primeiro lugar que escolhemos foi Florianópolis.

Quando você chegou aqui, foi bem aceita? Foi dificio fazer amigos ?

No iníco eu era muito tímida, ainda mais tímida por causa da nova língua. Então passei quase dois anos sem amigos, tirando a minha tutora/professora particular, que durante esses dois anos foram dois. Depois de aprender a língua e ir pro um colégio de verdade, nem precisei falar, o fato de eu ser estrangeira me fez ser mais do bem aceita na sala!

E além disso eu estava com muita saudade dos EUA, por ser mais familiar para mim.

Você prefere o Brasio ou os EUA?

É difícil dizer, todo país tem seus pros e contras. O Brasil é como minha casa, depois de 7 ou 8 anos e continuo adorando-o. Mas eu também gosto bastante dos EUA. Porém ao finalmente voltar a morar lá, vou sentir muita saudade do Brasil! Muito mesmo. Se tivesse que dizer qual, seria de acordo com o conforto. E como faz tantos anos que moro no Brasil e um muito tempo que não moro nos EUA, eu teria que dizer o Brasil. Mas mesmo assim eu quero voltar a morar nos EUA.

Porque você pretendo volta para os EUA?

Porque por mais que eu gosto daqui, EUA é onde nasci e ainda sinto vontade de voltar. Por exemplo, por mais que eu falo português bem e moro aqui por tantos anos, nunca vou parar de ser considerada estrangeira. Não que isso seja ruim, mas as vezes queria me sentir incluida igualmente com os outros. Pode ser idiotice, mas não é algo que posso dizer: É tal motivo. Não tenho como ser específico, só sei que tenho vontade de voltar.

Você recomendaria o Brasil para outras pessoas?

Claro! É um ótimo lugar. As pessoas são calorosas (?), gentis e amigáveis. O clima é boa em geral. E quem adora praia e música vai adorar, eu acho! E são pessoas felizes!



Um comentário: